pesquisar neste blog
mais sobre mim
posts recentes

Módulo 6 – versão beta - testes

Módulo 6 – versão beta

Bugs detectados

Restruturação da lista de tarefas - módulo 6

Ponto da situação - 2 de Junho

Protecção de ficheiros FLV (o inicio)

Aula - 25 de Maio

Áreas que nos comprometemos a prototipar – versão beta:

Reunião - orientadores

Aula - 23 de Maio

arquivos

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Junho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30


subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post

Sábado, 21 de Maio de 2011
Módulo 5 - protótipo de alta fidelidade

Para o presente módulo foi solicitado um 'protótipo de alta fidelidade' do projecto em curso (site - festock.com).
Desde cedo o grupo procurou definir objectivos e estratégias de trabalho, de forma a tornar exequível as tarefas/áreas a prototipar.

Áreas que nos comprometemos a prototipar

1. login e registar

2. inserir filme

3. detalhes do filme

4. submeter filme em festival

5. criar festival

5.1. publicar

5.2. editar

5.3. apagar

6. eventos

6.1. criar eventos

6.2. editar

7. administrar

7.1. gerir participações

Considerações
No site "festock.com" procurou-se respeitar os "princípios requeridos" (estrutura de grelhas) para uma boa aceitação por parte do utilizador, nomeadamente, contraste, repetição, alinhamento e proximidade (ver lista de alterações efectuadas no fim do post).
No que respeita ao contraste, o site destaca o texto com diferentes tamanhos,(consoante a sua importância), de forma a obter a atenção do utilizador para os "fragmentos" textuais que se considera mais relevantes. Procurou-se consolidar e homogeneizar as diferenças (tamanho de texto) de modo a que o utilizador não tenha dificuldade em encontrar a informação que procura.
Recorreu-se a uma ilustração visual (mascote/menu lateral "float menu") de modo a realçar os menus e/ou informação pertinente para um determinado momento ou utilizador.
Consolidou-se o site com uma consistência formal de página para página e ao longo de cada página, o que resulta numa notória homogeneidade à repetição, visto que o utilizador não tem a sensação de estar a navegar em vários sites diferentes.
Existe um sistema de navegação global (informação mais relevante para o utilizador experiente), que se encontra presente no topo  de todas as páginas, com o objectivo de garantir o acesso imediato às principais  áreas do site, sendo apenas preciso um clique. Possui também um sistema de navegação local (float menu), localizado na parte lateral do ecrã, que complementa o global ao fornecer um conjunto de âncoras que estabelecem ligação a específicas áreas do site em que o utilizador se encontra. Por fim, existe um sistema de navegação contextual, que não tem uma localização específica e abrange todas as relações entre as páginas que não estão contidas nos sistemas global e local. Como exemplo deste sistema de navegação evidencia-se os links existentes no corpo de texto da área de conteúdos do site, ou então o link existente no logótipo, este que encaminha o utilizador para a "home page".
Também pode ser facilmente visualizado o  alinhamento vertical e horizontal do texto e de outros elementos visuais, ao longo do site, bem como a utilização de um único tipo de alinhamento.
A proximidade, concebida a partir do "estudo de grelhas", atribui uma conotação positiva ao site, na medida em que existem fortes relações entre os elementos na página. Ou seja, os blocos criados com o texto e as imagens dão uma ideia clara da distribuição da informação.
Note-se ainda que o site possui uma hierarquia visual consistente, ou seja, os diversos elementos assumem maior ou menor destaque consoante a sua importância e os conteúdos estão organizados de forma lógica e intuitiva para os utilizadores. Esta hierarquia visual aplica-se a todas as páginas, criando-se, assim, uma continuidade visual e funcional.
Apesar de se optar por um design e navegação com um paradigma "inovador", constata-se uma imagem forte e credível aquando da interacção com o "mundo da internet".

Lista de alterações efectuadas
         - o float menu passou a estar presente em todas as páginas (no estudo anterior este encontrava-se "apenas" na home page e landing page)
         - o menu lateral passou a estar presente no float menu (no estudo anterior este encontrava-se fixo na lateral da página )
         - ao float menu foram criados/adicionados mais ícones para fazer face às funcionalidades existentes e adicionadas
         - em algumas páginas "administrativas "foi implementado um banner lateral (banner publicitário - 160/600px)
         - as dimensões das imagens de "filmes em destaque" foram adaptadas às capas dos filmes
         - a opção "logout" deixou de estar no "painel de utilizador", sendo visível no topo da página 

Veja-se as seguintes figuras (representativas):

fig.1 ("novo" float menu)


fig.2 (capa de um filme)

fig.3 (ícones adicionados)

Mensagem de alerta
Sempre que um utilizador pretenda navegar numa página que não esteja concluída aparecerá a seguinte mensagem: "Oopsss esta página ainda não foi criada, ou o URL está incorrecto."

 
fig.4 (mensagem de erro)

Wiki, SVN&Trac
Como já referido anteriormente (post - Wiki, SVN&Trac), foram elaborados alguns documentos com o propósito de definir e explicar as opções escolhidas nas mais variadas áreas (hardware, software, programação, etc.), bem como o acompanhamento da evolução do site.
Refira-se que a Wiki é apenas para uso técnico.
 (só pessoas autorizadas terão acesso à mesma)

site - festock.com


tags:

publicado por luis-jesus às 00:02