A experiência de uso é toda ela baseada nas interacções provenientes do utilizador com a aplicação e com os seus gestores. Será através destas interacções, pessoais ou mediadas por tecnologias, como por exemplo um futuro call-center, publicidade, campanhas de marketing, páginas do Facebook, contas de Twitter, helpdesk, blog, e em especial, a aplicação web sobre a qual incide a nossa atenção, que os utilizadores irão interagir connosco, enquanto empresa e será esta experiência a nossa imagem perante o mundo.
Com base no requerido pela disciplina de projecto, o nosso objectivo para este terceiro módulo consiste, através de uma DEMO gráfica e da criação de um cenário de uso, apresentar o conceito do projecto, demostrar as funcionalidades-chave, ilustrar os módulos e componentes principais e algumas das funcionalidades que lhe possam conferir identidade. Para tal, e como nos foi sugerido pelos docentes, recorremos a uma ferramenta de mockups conhecida por «Balsamiq».
De entre todas as funcionalidades, na sua maioria listadas no levantamento dos requisitos funcionais da aplicação – segundo módulo, fizemos uma selecção das que considerávamos fundamentais para que se compreendesse a mecânica de uso da plataforma, obtendo uma visão abrangente sobre o projecto e sobre as suas necessidades e aspectos a melhorar, sobretudo no modo como funciona e nas expectativas de como deveria funcionar.
Podemos agora reflectir e abordar o projecto de um modo crítico, avaliando questões de usabilidade e técnicas; e experimentado enquanto utilizadores o nosso próprio esquema de interacção.
No que diz respeito ao mockup criado e ao cenário de uso, podemos adiantar que o utilizador deverá ser capaz de (1) registar uma conta de utilizador; (2) efectuar log-in; (3) fazer upload de um vídeo; (4) inscrever vídeo num festival; (5) criar festival; (7) subscrever serviço gold e por fim (8) administrar um festival.
Vídeo do Mockup
demo.festivalfilmmarket.com/mockup.html
No que respeita à DEMO técnica, para que fosse possível fazer passar o conceito do projecto, optámos por prototipar as funcionalidades mais importantes.
O objectivo principal é juntar numa única plataforma festivais (user: vila) e possíveis concorrentes às categorias de cinema de cada festival (user:johndoe) para que fosse possível simplificar o processo tradicional de participação em concurso, que implica o preenchimento repetitivo de formulários de inscrição para cada festival e o envio de um vídeo em formato dvd.
Assim, através do utilizador John Doe poderei carregar os meus próprios vídeos através de um simples upload; inserir os seus dados manualmente, nomeadamente o “titulo” e a “sinopse” e “capa” num formulário ou indicando o url para a info do vídeo no imdb; visualizar os meus vídeos e submete-los para o festival.
Através do utilizador vila, administrador no festival vila do conde, poderei numa listagem de participações, decidir, aprovando ou não aprovando, quais os vídeos aptos a participar em concurso.
Dados de acesso à “plataforma”:
Foram criados dois utilizadores, um sem qualquer festival associado e outro com dois festivais associados.
O utilizador normal, sem nenhum festival associado tem os seguintes dados de login:
username: johndoe
password: deca
O segundo utilizador, com dois festivais associados tem os seguintes dados de login:
username: vila
password: conde
A demo está acessível em demo.festivalfilmmarket.com/
se possivél utilizar este ficheiro: demo.festivalfilmmarket.com/intro.mp4
1#Utilizador johndoe quer submeter um filme para concorrer a um festival.
2#Utilizador administrador do festival "tipo", vila, quer gerir as participações no seu festival.